quarta-feira, 31 de outubro de 2007

COPA 2014 SERÁ NO BRASIL

O Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014. Após 57 anos o nosso país voltará a sediar um mundial, a decisão foi tomada pelo o comitê executivo da FIFA.
Estão concorrendo para receber os jogos 18 capitais do país, inclusive Fortaleza. Porém, apenas 12 localidades serão escolhidas. Segundo matéria publicada, hoje, no jornal O Povo Fortaleza já prepara uma campanha chamada “Tô na torcida”.
Até o final da semana serão entregues em bares e restaurantes da cidade 5.000 aventais que serão usados pelos garçons, com o símbolo da campanha: uma jangada e na vela a logomarca da Copa no Brasil.
Além disso, serão distribuídos camisas, panfletos, adesivos cartazes e anúncios nos meios de comunicação convidando a população a participar de uma grande festa com trio-elétrico e bandas de forró na Beira-Mar.
Os brasileiros receberam a notícia com muita satisfação e ao mesmo tempo preocupação, pois o país não está preparado para sediar uma copa do mundo. O Governo Federal terá que investir em infra-estrutura, reforma dos estádios, urbanização e limpeza das cidades e principalmente segurança.
Os brasileiros ganharão bastante com a Copa, muitos empregos serão gerados antes, durante e depois do evento. Pois, o nosso país receberá gente de todo o mundo.
Quando terminar o mundial os turistas continuarão vindo ao Brasil, pois já conheceram as nossas belezas. E, assim, será uma ótima oportunidade para divulgar a nossa "terrinha".
Veronica Vasconcelos

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Vagas no mercado de trabalho com a chegada do fim do ano.

O Sine/IDT está oferecendo cerca de 18 mil vagas temporárias, no período de outubro a dezembro, em todo o estado do Ceará em diversas áreas. Com a chegada do fim do ano as expectativas de lucros em vários setores geram as contratações de mão de obra.
Segundo o coordenador do Sine-IDT, Marcos Cunha, a indústria, comércio e serviços são os setores que mais empregam nesta época do ano. O comércio possui maior demanda e em seguida a indústria. Os profissionais mais solicitados são na área de vendas e costuras.
Porém, o setor de serviços possui um aumento significativo nesta época, a alta estação coincide com este período favorecendo, assim, para o crescimento. E atualmente o Sine está oferecendo grande oportunidade na área de telemarketing. É uma área nova que emprega pessoas com e sem experiências, dando oportunidade ao 1º emprego.
Para candidatar-se as vagas temporárias são necessários, basicamente, o profissional ter o Ensino Médio e noções de informática. Além de ter comprometimento, responsabilidade, interesse para aprender e dedicação. Deve mostrar que tem uma boa postura e competência para assumir a vaga. Dependendo do profissionalismo do candidato e da necessidade do empregador o trabalhador poderá até ser efetivado.


Fonte: Marcos Cunha – Coordenador da Região de Fortaleza do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).
Veronica Vasconcelos

EXPOECE 2007

A 53ª edição da Expoece 2007 teve início no dia 23 e foi até 30 de setembro no parque de exposição governador César Calls. Foram expostos 4 mil animais entre bovinos, eqüinos e caprinos.
Além das exposições de animais, o público também pode comprar máquinas e produtos agrícolas, visitar feiras de pequenos e médios empreendedores, adquirir objetos regionais e artesanais, degustar de comidas típicas e participar dos shows de forró que foram animados por diversas bandas. Uma das atrações principais foi a banda Aviões do Forró que animou o último dia do evento.
A grande novidade este ano foi a mini-fazenda, a casa de farinha e o engenho, onde as pessoas tiveram oportunidade de saber como se faz a rapadura, a farinha e a tapioca.
O grande diferencial da 53ª edição da Expoece foi, realmente, a participação da agricultura familiar, com a 1ª Feira Estadual de pequenos e médios agricultores do Estado do Ceará.
Veronica Vasconcelos

sábado, 20 de outubro de 2007

A dura profissão de bibliotecário da FAC.

O bibliotecário da Faculdades Cearense(FAC) André Anderson Felipe, 27 anos, formado em biblioteconomia pela a Universidade Federal do Ceará (UFC) é funcionário da instituição desde maio de 2007.
Como ele é o único bibliotecário da instituição seu plantão é diferenciado, isso ocorre para suprir a carência. Nas segundas, quartas e sextas-feiras ele trabalha de 13 às 22h. Nas terças e quintas-feiras seu horário é de 8 às 17h.
André não tem a informação do número exato de livros que a faculdade possui em seu acervo. Mas, informa que são poucos para atender a demanda. Tanto que os alunos, professores e funcionários só podem pedir dois livros emprestados e passar apenas três dias com eles. E caso não tenha nenhuma solicitação de reserva pode-se renovar por até três vezes.
Todos os livros são novos, porém ele informa que são usados indevidamente por alguns leitores que sujam, riscam, rasgam, danificam e enfim não tem zelo. André gostaria que os usuários tivessem mais cuidados e se conscientizassem da importância do livro para todos.
A profissão de bibliotecário sofre alguns preconceitos e desvalorização. Mas ele não se arrepende dessa escolha e adora o que faz. Mesmo enfrentando alguns problemas, ele gosta muito de trabalhar na FAC. E diz que a faculdade por ser uma instituição nova passa por algumas dificuldades que serão resolvidas ao longo do seu crescimento.
Ele informa que já fez um levantamento do que a biblioteca necessita e repassou para a direção. Solicitando o aumento de exemplares já existentes e também aquisição de novos livros, enciclopédias, literatura brasileira, que ainda não tem, enfim que o acervo possa atender as necessidades. Outro projeto dele seria o acesso à internet para consultas e pesquisas. André acredita que essa seria mais uma forma de chamar os alunos, funcionários e professores a visitarem a biblioteca com mais freqüência e assim usufruírem dos benefícios oferecidos pela instituição.


Fonte: André Anderson Felipe (bibliotecário da FAC).
Veronica Vasconcelos